Xênia de França

Xênia França

Peixes com ascendente em Leão e Lua em Virgem. Reconhecidamente Xênia é expansiva, radiante e reservada.
Baiana, nascida em Candeias, município do Recôncavo Baiano, vive em solos paulistas desde 2011.
Do sonho adolescente em ser repórter, da carreira de modelo iniciada na adolescência, e somada aos anos com a de cantora – iniciada com uma apresentação numa banda de samba rock com amigos -, dos tempos de vendedora em loja, Xênia declara sempre ser inspirada pelos cosmos e por sua mãe.
Já dividiu palco e produção com diversos artistas, já andou pelos caminhos do samba-rock, da bossa nova, e pelos bloquinhos de marchinha de carnaval. Atualmente Xênia é vocalista – e única mulher – da banda Aláfia, declarando ser mais um instrumento da digna banda, mas desenvolve sua liberdade musical e vocal em seu trabalho individual onde enaltece o universo da mulher negra.
A ideia de seu álbum solo, surgiu em 2011, e tem tomado forma aos poucos. Sua estreia solo é com uma música escrita em memória a Cláudia Silva, mulher negra morta em decorrência da violência policial no Rio de Janeiro em 2014.
As declarações de Xênia são manifestos, que por vezes parecem espontâneos, contra o racismo, a desvalorização, hipersexualização e violência dos corpos negros, mas, principalmente, sob os palcos e em entrevistas, se ouve muitas falas e profundas reflexões sobre conscientização e resistência, valorização, cuidado e autoestima da cultura negra.

* Texto por Lívia Anjos

(Visited 1 times, 1 visits today)

Videos

Translate »
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com